O que é budget de marketing e como defini-lo?

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O que é budget de marketing e como defini-lo?

Quem ouve falar ou lê sobre publicidade muitas vezes tem a concepção parcial de que trata-se somente da propaganda de um produto e da parte criativa do ramo. Mas basta começar a estudar e se percebe que o conceito apoia-se em um tripé formado por estratégia de negócio, comunicação e marketing.

Além disso, ao estudar essa área mais à fundo, você também aprende que para tudo existe um custo, bem como um orçamento que deve ser meticulosamente calculado para que tudo saia conforme o planejado. Esse orçamento recebe o nome em inglês de budget e há alguns meios para defini-lo.

Tomando consciência do processo

Cada departamento em uma empresa constitui-se em um membro relativamente independente para o trabalho, mas que está atrelado aos outros setores, somando-se no intuito de finalizar o produto para o cliente. Assim, o setor criativo, de contas e outros mais, devem estar alinhados para que esse orçamento, ou budget, não ultrapasse a capacidade econômica da empresa.

Campanhas de lançamento de produto, eventos, feiras, materiais promocionais e tudo mais podem ser acompanhados mensalmente, bimestralmente, semestralmente ou da maneira que for mais adequada, utilizando-se banco de dados digitais ou manuais.

Como calcular o budget

Para se ter um exemplo, pega-se uma verba em caixa e divide-se pelo número de meses, bimestres ou semestres disponíveis. Suponhamos que seja uma verba de 120 mil, pode-se então dividir o valor por 12 meses, caso seja um controle mensal, tendo um resultado de 10 mil de despesa para cada mês do ano.

Sendo assim, é possível monitorar o orçamento para que não haja despesas a mais que o valor mensal pré estabelecido. Caso ocorra de em um mês estourar esse limite, é preciso fazer a compensação, controlando os gastos nos meses posteriores.

Um exemplo: supondo que foram gastos 20 mil em um mês desses 120 mil anuais, provavelmente no outro mês não poderá haver gastos. Nesses casos, outra alternativa também é gastar menos e distribuir essa “perda” nos outros meses seguintes. O intuito é no mínimo chegar ao fim do ano com saldo zerado ou positivo.

Buscando ajuda profissional externa

Uma consultoria em marketing feita por profissionais com experiência de mercado pode ajudar muito na hora de enxugar os gastos ou potencializar capital. O planejamento estratégico de marketing de uma empresa feito de forma balanceada e consciente pode permitir observar o foco de perdas e as carências de investimentos.

As estratégias para empresas são feitas, portanto, de forma personalizada, levando em conta históricos e variáveis da dinâmica da verba para investimento. Por isso, é interessante terceirizar esse serviço para sua empresa.

Comunicação e sincronia de ações são fundamentais

É importantíssimo também que haja a interação entre setores, com informações precisas das quais todos estejam conscientes. Sendo assim, uma negociação entre os gestores da empresa para cortes de despesas, adiamento de investimentos de menor relevância, ajustes de custos e outros índices, pode otimizar o budget disponível e aplainar o caminho para que a empresa tenha suporte para cada campanha que for fazer.

Os envolvidos devem remar na mesma direção, sempre acompanhando as variáveis para que o foco seja sempre certeiro. Afinal, assim como em um barco, não importa de que lado esteja o remador, pois a função é fazer o barco ir para frente em sincronia com todos os outros da tripulação. 

Você tem alguma dúvida em relação ao budget de marketing? Deixe suas perguntas nos comentários abaixo!

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